Caminhos

Caminhos
Porque não pode haver outra forma senão a de existir tal como somos...

domingo, 17 de janeiro de 2016

A Amiga


Toda a gente sabe que ter amigos é das melhores coisas deste mundo.
Não sei se todos têm algum amigo ou amiga especial. Eu tenho. Uma amiga. E tenho sorte, porque é daquelas pessoas únicas para as quais este mundo de defeitos não foi feito. Sabem porquê? É sempre sincera neste mundo de hipocrisia e eu acho que os maus não merecem a nossa sinceridade. Pensa muito bem antes de pensar mal de alguém. Ela prefere não acreditar nos defeitos, desculpando quem os possui. Tem valores extraordinários e por isso é valiosa. Parece alheia, mas é muito atenta, perspicaz e analítica.
Eu sei que não tenho o direito de a desvendar assim, mas como ela acha que não é nada assim como eu digo, então eu posso dizer, porque é como se não estivesse a falar dela.
Um dia, quando ainda não nos conhecíamos bem, eu estava tristíssima e, para não ser vista por ninguém, refugiei-me no carro. Casualmente, ela estacionou ao meu lado e viu as minhas lágrimas. Acenei-lhe discretamente. Penso que o meu gesto falou, porque ela percebeu que eu queria estar sozinha e retirou-se respeitosamente. Mais tarde, no local de trabalho, veio ter comigo e estendeu-me um chocolate quente. Sem perguntas nem comentários, atitude inédita em locais de trabalho, num mundo facebokiano, de reality shows e casas de segredos, em que toda a gente quer bisbilhotar a vida de toda a gente.
Decidi selar a nossa amizade a partir desse instante.
Os meus amigos têm de ser assim, com um brilho aconchegante, como o sol nos dias de inverno.

Esta é dessas. Anda por aqui nesta casa chamada blogosfera. Tem duas gatas e um gatarrão. A casa dela é um museu. No seu blogue cultivo-me e na sua presença sinto-me feliz. Desculpa, Ana, por este texto pequeno não conseguir ilustrar o tamanho enorme do que és e do quanto representas para mim. És tudo isto e muito mais!

GA












A Ana e eu

16 comentários:

  1. Uma amizade assim é para sempre!

    Parabéns a ambas !

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gracinha,
    Não sei que dizer... e acho que não sou assim como descreves. Tenta-se viver o melhor possível acreditando. :))
    Beijinho muitooooooooooo especial e grato!:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...também és modesta!
      Não precisas dizer nada, basta continuares a ser assim como és!
      Beijinho e até já!

      Eliminar
  3. Amigos assim há poucos.
    E são um tesouro.
    Graça, bom resto de domingo e boa semana.
    Beijo.

    PS: cheguei aqui através de um amigo virtual comum. Como gostei do blogue, comentei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Jaime, pois fez muito bem em comentar.
      Seja bem-vindo a este meu espaço.
      Beijinho e boa semana!

      Eliminar
  4. Graça,
    Já há algum tempo que acompanho o (In)Cultura, o blogue da Ana, onde ela tem partilhado muitas preciosidades. Tem um modo de estar tranquilo, afável, respeitador, mas é na leitura das entrelinhas daquilo que vai escrevendo que se lhe adivinham os fortes valores que a Graça lhe aponta.
    A amizade é coisa muito valiosa, que deve ser cultivada a preceito. Creio que é o que fazem as duas.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a escrita e o modo como comunicamos faz adivinhar traços de nós, ainda que não nos conheçam...
      Sim, eu e a Ana fazemos por cultivar a amizade :)
      Obrigado por passar por aqui!
      Beijinho e boa semana :)

      Eliminar
  5. Essa é uma amizade a estimar e conservar para sempre.
    Parabéns às duas:)

    Um beijinho e uma boa semana para as duas amigas:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem qualquer dúvida!
      Obrigada, Isabel!
      Um beijinho e boa semana para si também :)
      Obrigada por passar por aqui.

      Eliminar
  6. Amizade é amor puro, sem dúvida.

    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Pois a amizade é mesmo assim. Saber ser presente.
    Sem desprimor para ninguém, pelo que me tenho apercebido, a Ana é uma pessoa especial.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Agostinho! Uma pérola!
      Obrigado
      Boa semana para si também :)

      Eliminar
  8. Toda a gente devia ter uma Ana assim ... ou uma Graça! Amizades plenas são de um valor incomensurável. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Ana!
      Ó então uma Ana como tu!
      Comoves-me!
      Beijinhoooos

      Eliminar